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O método O Passo
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Video release (10 minutos) : http://www.youtube.com/watch?v=H1nVzbHtRAw#t=397

 

O Passo é um método de Educação Musical criado por Lucas Ciavatta em 1996 e, atualmente, utilizado em diversos estados do Brasil e no exterior.

“O Passo surge em resposta ao processo altamente seletivo do acesso à prática musical tanto nos espaços acadêmicos quanto nos espaços populares.

“Sua maior inspiração veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente no que diz respeito à relação corpo e música no processo de aquisição do suingue.” (Lucas Ciavatta)

Orientado por quatro pilares (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e alturas novos conceitos como posição e espaço musical e novas ferramentas como a regência corporal que dá nome ao método, notações orais e a Partitura d’O Passo.

Fruto do encontro entre a cultura corporal das músicas populares e a formalização do universo erudito O Passo é uma ferramenta musical a ser usada tanto pelo iniciante em música como pelo músico profisisonal em seus desafios rítmicos de qualquer nível.

Aborda os universos da percepção, estruturação e performance em música.

 

Objetivos do curso

Ênfase nos aspectos rítmicos, práticas de conjunto e fundamentos de percepção melódica. De acordo com o objetivo de cada aluno também serão trabalhados solfejo, ditados e o desenvolvimento da percepção melódica até o nível das avaliações de vestibular.

 

As turmas

Sem necessidade de conhecimentos prévios no método ou em música.
O grupo heterogêneo permite aos professores a observação de outros processos e ressalta os fundamentos da música em grupo para músicos profissionais.

 

 

 

Emiliano Castro é violonista, compositor, arranjador, professor de música e cientista social.

Desenvolve trabalhos em diferentes estilos: choro, música latinoamericana, flamenco, música popular brasileira e música de câmara.

 

Professor de música desde 1995 participou de diversos cursos de formação no Brasil e no exterior.

É membro do Instituto d’O Passo e em março de 2014 iniciou o primeiro curso regular e aberto do método na cidade de São Paulo.

Foi professor da Escola do Auditório Ibirapuera nos seus primeiros 8 anos de existencia (entre 2006 e 2013) sob as gestões sucedidas da TIM, do MinC e do atual Instituto Itaú Cultural.

Lá, em 2007, conheceu O Passo e entre 2008 e 2009 foi formado por Lucas Ciavatta enquanto professor assistente das aulas de Percepção com O Passo para os 120 alunos da Escola do Auditório. De 2010 a 2013 encabeçou a mesma disciplina e, participando ativamente da criação do projeto pedagógico desta Escola, compôs uma série de exercícios d’O Passo com foco nas necessidades dos instrumentistas da OBA (Orquestra Brasileira do Auditório) dirigida por Nailor Proveta, Maestro Branco e Zé Alexandre Carvalho.

Entre 1999 e 2001 trabalhou com o método de educação musical Suzuki na Tom Sobre Tom Escola de Música e por esta instituição assistiu a diversos cursos de educação musical nos métodos Suzuki e Dalcroze no Brasil e no Perú.

 

Participou em mais de 30 discos gravados no Brasil e na Espanha. Trabalhou ao lado de colegas e mestres como Yamandú Costa, Paulo Bellinati, Guinga, Emílio Santiago, Zizi Possi, Zeca Baleiro, Fagner, Fabiana Cozza, Nei Lopes, Maria Alcina, Amelinha, Marina de la Riva, Tiê, Spok, Trio Corrente, Thiago Espírito Santo, Cristóvão Bastos, Djalma Corrêa entre outros grandes nomes da música brasileira. Tocou em diferentes cidades do Brasil, da Espanha, França, Holanda, Bulgária, Senegal e Peru.

Lançou-se em carreira solo em 2011 com o album Kanimambo, produzido por Paulo Bellinati.

Seus projetos artísticos atuais são Kanimambo, Vitor Lopes & Emiliano Castro, Lamérica, Quinteto Pauliceia, Irene Atienza & Quarteto Flamenco, Trio Sopro & Cordas, Choro de Bola e Emiliano Castro Solo.

 

Brasileiro, viveu entre 1978 e 80 em Moçambique, África. Entre 2001 e 2005 viveu na Espanha onde estudou violão flamenco com Manuel Granados, concluindo o 6º ano do curso de Guitarra Flamenca do Conservatori Superior de Música del Liceu de Barcelona. Nesta cidade é reconhecido como o fundador de um movimento de divulgação e cultivo do choro iniciado na década de 2000, época em que este gênero musical brasileiro não era trabalhado na Espanha.

No Brasil seus principais professores foram Claudio Leal Ferreira, Henrique Pinto, Hans Joachim Koellreutter, Renato Consorte, Paulo Bellinati, Celso Brescia Leal, Lucas Ciavatta e Rodrigo Naves.

Cientista social (USP – 2000) tem publicações na área de antropologia e ministra periodicamente conferências sobre história, estética e pedagogia da música brasileira e do flamenco em centros de formação cultural e universidades da Catalunha e de São Paulo.